sábado, 12 de março de 2011

Senso crítico, SOCORRO

Segundo Aurélio Buarque de Holanda, senso crítico é:
1.Faculdade de apreciar, de julgar, de sentir; sentido.
2.
V. juízo (3).

Pois bem, lembro muito bem quando entrei na USP, isso nos idos de 1980. O que eu mais ouvia é que nos faltava senso crítico, que não havíamos desenvolvido essa habilidade... Ou será faculdade? 

Converso com meus alunos e percebo que isso não mudou. Continuamos os mesmos. Toda a parafernália tecnológica de nada adianta. Hoje temos a poderosa internet, acesso a inúmeros filmes, textos e matérias, que acabam não contribuindo para a nossa formação, pelo fato de não serem acessados ou por pura falta de interesse, ou quem sabe, ignorância. 


Quando, por exemplo,  os questiono sobre a globalização, muitos não sabem o que significa, outros a consideram positiva, acreditam que muito contribui para a nossa ascensão social... E a mídia continua o estreitando das inteligências.

O grande problema está na formação, na nossa formação! Desde pequenos somos manipulados. O povo sem acesso à cultura, ao estudo, aos livros, à arte,  uma legião de iletrados cujos interesses se resumem ao próximo final de semana.


As transnacionais, o governo, a igreja, consideram esse quadro ideal, pois dessa forma o povo se contenta com o “pão e o vinho”, ou quem sabe, com o futebol e o carnaval, curte o BBB, e acha tudo muito natural: A depredação, a falta de respeito, os preconceitos, a homofobia, o abuso contra os animais, além da destruição do planeta.

Que pena! Com tanto potencial, poderíamos ser bem melhores.

3 comentários:

  1. É assim, e diante de tudo isso criamos ou melhor crescemos com tantas opções e muitas vezes de nada adianta, pois o modismo ainda fala mais alta, o do outro ainda é mais importante. Mas vamos lutando e quem sabe assim podemos mudar ou melhor TRASNMUDAR "converter, transformar, alterar...

    ResponderExcluir
  2. Hoje nós temos mais liberdade de expressão do que antes, temos mais acesso ás informações, temos canais onde podemos expressar opiniões sem que sejamos caçados como na ditadura. Não sabe? joga no google.Se sentiu lesado? Consulte o Código de defesa do consumidor. Não gosta da programação da sua TV? Mande um email para o SAC. Mas se isso tudo é realmente tudo de que precisamos para ter senso crítico, onde ficam ao valores que nosso pais nos passaram e que tentamos a duras penas passar para nossos filhos?É claro que com toda essa tecnologia nem podemos imaginar que vamos continuar mascarando toda indecência de desigualdades,violência e etc, etc etc...mas o ponto chave é:Como é que tudo isso, essas informações nos chegam e como é que passamos para nossos filhos pequenos e jovens ...Vamos nos sentar ao redor da mesa e durante a refeição falar mais sobre isso? Ou vamos esperar que eles joguem no google e simplesmente tirem as suas conclusões? A propósito já leram a definição de “FAMÍLIA”?
    Sim...eles nos querem burros, desinformados
    Não...não é caro dar subsídios á cultura, educação...só que isso gera um povo mais exigente e consciente dos direitos que possuem não é?
    Sim...eu acredito naquilo que meu pai me disse: Nada se perde por ser honesto na vida e quem cuida da terra , não erra! Porque falávamos nisso durante as refeições e ele me deu exemplos de tudo que falou quando tirava do quintal o alface sem droga nenhuma que pudesse nos causar câncer.
    A questão toda é plantar nas pessoas um ponto de interrogação...fazer com que queiram perguntar, fazer pensar. Minha filhinha de dez anos, a Ana , tem um diário onde escreve seus pensamentos. Um deles me chamou atenção: NADA É O QUE PARECE, ATÉ APARECER!Profundo não?

    ResponderExcluir
  3. Grande Ana! É isso mesmo! Só que as pessoas esqueceram ou simplesmente não fazem, pois pensar e se posicionar dá mais trabalho!

    ResponderExcluir

Nesse espaço você pode colocar a sua opinião: